3.260 anos-luz da Terra parece muita coisa. E é.
Entretanto essa distância não impede que T Pyxidis, uma estrela "bomba relógio", destrua a camada de ozônio da Terra deixando o planeta inabitável. Essas informações foram apresentadas com base nas imagens do satélite Hubble da NASA e divulgadas na reunião da sociedade astronômica americana (AAS) por renomados astrônomos. Seriam 20 bilhões de bilhões de bilhões de megatons de TNT, o que parece muita coisa para uma explosão. E é.
O curioso é que a estrela apresentou explosões menores no passado, em intervalos de aproximadamente 20 anos, mas, a 44 anos está quieta. Os astrônomos ainda não sabem a explicação.
Bom, agora que consegui a atenção de vocês.. vou acalmá-los:
A aproximadamente....
4,567 bilhões de anos - Fez-se nosso sitema solar e a Terra começou a se formar.
3,5 bilhões de anos - No periodo Arqueano fez-se a vida aqui, mas, se são encontrados vestígios de vida nesse período, sua formação deve ser, necessariamente, anterior.
4,2 milhões de anos - Já existiam hominídeos.
100 mil - Homem.
Daqui a 10 milhões - Nada. Os astrônomos afirmam que não há motivo de pânico já que a explosão só deve acontecer em 10 milhões de anos.
Para nós não posso negar, não há motivo para alarde, só não devemos esquecer que o tempo do Homem na Terra é um espirro diante da história da vida existente nesse planeta.
Seria bom deixarmos o universo estabelecer a hora do fim da vida de um planeta por si só, como na situação acima e não colaborarmos com isso. Olhando pra trás, para os bilhões de anos e vendo hoje o que estamos fazendo, estamos aceleramos um processo natural?
Pelas minhas contas, de acordo com essa notícia de abril de 2010 se a Terra fosse um humano teria só mais 5 dias de vida. Devíamos deixar o planeta aproveitar seus últimos dias.
"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida." - Séneca
Beatriz Albuquerque