quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Fotos de Sebastião Salgado agora só em São Paulo!


Entre os muitos artistas que seguiram os passos dos fotógrafos documentais como Dorothea Lange está Sebastião Salgado, grande fotógrafo brasileiro, Salgado se dedicou a documentar as vidas de pessoas por todo o mundo, são vítimas da guerra, da fome, da pobreza e da violência. Atuou como representante especial da UNICEF, e seu objetivo é o de informar e educar o público sobre o que é muitas vezes invisível, abrindo nossos olhos para a realidade e pedindo mudanças na humanidade. Salgado explorou as vidas de pessoas afetadas por um cotidiano de superações e dificuldades.


Desta vez o autor dos fotodocumentários "Trabalhadores" e "Êxodos" expôs no Rio uma seleção de trabalhos incríveis de seus últimos oito anos. A exposição "Gênesis", que ficou no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico de 29 de maio a 26 de agosto levando o espaço cultural ao seu recorde de visitação, está a caminho de São Paulo. Amanhã, dia 5 de setembro, inaugura no Sesc Belenzinho.

Aborda uma outra perspectiva, registrou lugares basicamente intocados, onde ainda há pouca interferência da sociedade. São lindas imagens onde o homem e a natureza veem-se interligados, homem e animais retratados como dependentes da natureza. O atual e perigoso afastamento do povo das metrópoles desta realidade, é reflexão para depois do passeio pelas 245 fotos exibidas.

Salgado fez o seguinte comentário, em outro momento, sobre seus trabalhos:
"Minha esperança é que, como indivíduos, grupos, como sociedades, possamos parar e refletir sobre a condição humana na virada do milênio. Na sua forma mais crua, o individualismo continua sendo uma receita para catástrofe. Temos que criar um novo regime de convivência."

Buscar imagens destes lugares, associando às questões sociais anteriormente representadas em seus trabalhos, é repensar a existência por si só. Gostei do título: "Gênesis", e claro, mais ainda das fotografias que, pra quem não as viu pessoalmente, podem ser apreciadas todos os dias em livro.