sábado, 10 de setembro de 2011

"Este peixe não é meu"

"Este peixe não é meu", disse Mira Schendell segundo Ronaldo Brito em palestra agora no Instituto Moreira Salles.

A vernissage da exposição "Mira Schendell pintora" de curadoria da maravilhosa Maria Eduarda Marques (minha professora, qnts pts ganhei? rsrs) foi um sucesso. Contando com a presença do genial artista que está expondo hoje no MAM, José Resende, na mesa redonda.

A exposição aborda este lado da quase pintura desta Mira vanguardista que se interessava mesmo era pelo processo criativo, pelo "fazer arte". Sua arte não era "sua" afinal.

Apesar de ter se falado sobre o interesse de Mira na matéria que constitui suas obras, na matéria-prima e em seu desligamento às referências pictóricas, vi ali em algumas obras, Rothko de cima a baixo. Claro, que com o toque Mira. Assim como Ronaldo Brito viu Klee.

Dentro desse contexto a ótima pérola da noite foi lançada por José Resende, parafraseando um colega das artes: "Em arte quem não tem pai é filho da puta". rs. Pura verdade não é?

A exposição deixa um gostinho de quero mais, são apenas dois ambientes mas por um lado isso é bom, afinal, assim podemos apreciar com mais atenção seus trabalhos.
Recomendo, mas com a mesa redonda e a vernissage em geral, foi inigualável.